deriva


estou num barco.
e nenhum fado mais me alcança,
            que não o devir do vento.

minha mãe me fez marujo...
mas não me deu
coragem
                        ...de marujo:

      a coragem faço eu mesmo,
                         ou não a tenho.

...estou num barco. sou um barco.
e essa vela, que balança,
não é outra
                                  além de mim.

minha mãe me deu refúgio...
mas viver é
                                                        foragir

um barco...

proa e popa na bacia:
vira a lua, a mim,
amar
                           tantas mulheres
                           tantas cinturas marinadas no sal
                           tantas morenas e doces memórias de marés inteiras

minha mãe me deu molejo...
mas não me ensinou
a maneirar.

                                                    um barco. e sou eu quem arrebento.

ah! mar tão imenso...
e ainda assim lhe falta o senso
                   desse “a” de amar

mas sou um barco...
e nenhum fardo mais me avança
                           que minha sina

de pescar

                                                              – minha mãe me fez marujo
                                                              e as ondas pra onde eu fujo,
                                                              são lembranças,
                                                              quando aporto,
                                                              desse mar...
                                                                               meu vero porto –

eu moro mesmo quando parto.


                                                                                                                                                          só um barco.

Um comentário:

  1. muito tempo que não me identificava tanto com um poema..

    gostei muito!

    ResponderExcluir

graças pela partilha!

licença creative commons
este trabalho de rafa carvalho, foi licenciado com uma licença creative commons - atribuição - não comercial - compartilha igual 3.0 não adaptada.